Securitas: há 90 anos a tornar o mundo um lugar mais seguro

15 maio 2024 16:37

Líder mundial em soluções de segurança, a Securitas é pioneira na integração entre a presença humana e a tecnologia, sempre com uma abordagem centrada no cliente.

Este tem sido o legado da empresa ao longo de 90 anos e, para celebrar o seu aniversário, a Securitas revisita as histórias e os marcos que moldaram a sua jornada para se tornar líder do setor. Ao fazê-lo, emergem três pilares: valores fortes, tecnologia inovadora e as pessoas em primeiro lugar.

Fundada em Helsingborg, Suécia, em 1934, por Erik Philip-Sörensen, a Securitas evoluiu de uma operação tradicional de vigilantes noturnos para líder global em soluções de segurança.

Em meados da década de 1940, a Securitas começou a integrar tecnologia nas soluções para clientes, crescendo rapidamente após a Segunda Guerra Mundial. Foi pioneira no controlo automático de acessos e marcou a história ao lançar o primeiro ATM online do mundo, em 1968. Ao elevar a presença e a experiência humana com tecnologia, a Securitas lançou as bases para o que são, hoje, as soluções de segurança integradas, permitindo aos clientes focarem-se na sua atividade principal.

Em 1958, o fundador Erik Philip-Sörensen teve a visão de estabelecer os valores da Securitas: Integridade, Vigilância e Serviço, documentando-os no livro "Código de Conduta para Vigilantes", para proteger a profissão e garantir a sua integridade. Enfatizando, assim, a importância da elevação contínua de padrões, reconhecendo-o como um trabalho que nunca está terminado.

Na década de 1980, a liderança do antigo CEO Melker Schörling apostou na simplificação, no foco no cliente e na expansão internacional, impulsionando o crescimento da Securitas em toda a Europa, EUA e outros mercados através de aquisições estratégicas. A alienação de negócios, não essenciais, permitiu à Securitas reorientar-se para serviços de segurança especializados, mantendo o seu compromisso com a excelência operacional e os valores fundamentais, ao longo da sua jornada de expansão global.

"Viver o nosso propósito, de ajudar a tornar o mundo um lugar mais seguro, tem um impacto positivo profundo não só nos nossos clientes, mas também no mundo em geral", afirma o Presidente e CEO da Securitas, Magnus Ahlqvist. "Os líderes que incorporaram os nossos valores intemporais moldaram a nossa cultura e mantiveram o compromisso com a excelência. Com o nosso foco na melhoria contínua e na inovação, estamos numa posição privilegiada para responder às necessidades, em evolução, dos nossos clientes e ao panorama de segurança no todo."

Estávamos na década de 30 do século passado, quando Philip-Sörensen reconheceu que pessoas bem formadas e com uma orientação profissional clara poderiam influenciar, positivamente, toda a indústria. Ao ousar expandir-se, compreender os clientes e manter a curiosidade sobre o que o futuro reservava, lançou as bases para o que se tornou numa empresa de segurança líder mundial.

Saiba mais sobre a notável história da Securitas em: www.securitas.com/journey

Contactos:

Securitas Portugal, Marlene Pequenão, Corporate Communications Manager, e-mail: marlene.pequenao@securitas.pt