Metas climáticas da Securitas validadas pela SBTi

15 dezembro 2023 11:02

Com esta validação, a Securitas compromete-se a reduzir, substancialmente, as suas emissões, tomando medidas e assumindo a responsabilidade de limitar o aquecimento global a 1,5°C.

A Securitas, parceira de soluções de segurança com tecnologia e experiência líderes mundiais, tem o orgulho de anunciar que é a primeira empresa global de soluções de segurança a ser validada pela iniciativa Science Based Targets (SBTi). A empresa adotou uma abordagem abrangente, envolvendo toda a sua cadeia de valor, incluindo clientes e fornecedores, num esforço coletivo para combater as alterações climáticas. Apesar de ser um pequeno emissor, a Securitas reconhece a importância de assumir total responsabilidade pelo seu impacto ambiental.

"As ações falam mais alto do que as palavras", afirma Magnus Ahlqvist, Presidente e Diretor Executivo da Securitas. "A Securitas não se limita a ser espetadora; estamos a assumir a nossa quota-parte de responsabilidade. O nosso objetivo ambicioso reflete o nosso empenho em criar um mundo que seja, simultaneamente, seguro e sustentável. A segurança e a sustentabilidade andam de mãos dadas, e esta validação pela SBTi é um testemunho da nossa liderança no setor." – conclui o responsável.

A Securitas compromete-se a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa nos Scopes 1, 2 e 3, em 42%, até 2030, a partir do ano de referência de 2022. Este objetivo ambicioso está em conformidade com o objetivo de 1,5 graus definido pelo Acordo de Paris e apoiado pela iniciativa Science Based Target.

"Não estamos apenas empenhados em proteger as pessoas, os bens e os ativos", afirma Sune Chabert Larsen, Chief Ethics and Sustainability Officer da Securitas. "Estamos igualmente empenhados em garantir a sustentabilidade futura do nosso planeta. Há mais de uma década a comunicar, consistentemente, as emissões ao CDP e sendo um orgulhoso signatário do Pacto Global das Nações Unidas, em 2015, a Securitas solidifica agora a sua posição como líder da indústria, que dá prioridade à responsabilidade ambiental."

Com a sua escala e capacidade significativas em termos de tecnologia, a Securitas tem a importante responsabilidade de promover soluções de segurança mais sustentáveis, em conjunto com os nossos fornecedores de tecnologia, bem como, internamente. A empresa está a envolver, ativamente, todas as áreas para criar mapas de ação, promovendo a colaboração em toda a organização para um esforço coletivo de apoio à meta crucial de 1,5°C, para ajudar a tornar o mundo um lugar mais seguro.

Sobre a Science Based Targets initiative (SBTi):

O SBTi é uma parceria entre o Carbon Disclosure Project, o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute e o World Wide Fund for Nature. Desde 2015, mais de 4 000 empresas estabeleceram objetivos climáticos baseados em princípios científicos. Os objetivos baseados na ciência proporcionam um quadro para mitigar os riscos relacionados com o clima, promover a inovação e garantir a conformidade regulamentar. Para além do cumprimento da gestão ambiental, a prossecução destes objetivos promove a eficiência e a poupança de custos e posiciona as organizações como líderes em práticas empresariais responsáveis.

Para informações adicionais:

Oiça “SBTi for sustainable businesses”, o mais recente episódio do podcast da Securitas “Connecting the Dots” https://spoti.fi/4ak9G0Q

Contactos:

Sune Chabert Larsen, Chief Ethics & Sustainability Officer, e-mail: sune.chabert-larsen@securitas.com

Securitas Portugal, Marlene Pequenão, Corporate Communications Manager, e-mail: marlene.pequenao@securitas.pt