Engage 2023 - Questões frequentes
O que é o Engage 2023 - Inquérito de Satisfação dos Colaboradores?
O Engage 2023, Inquérito de Satisfação dos Colaboradores é uma ferramenta que a Securitas utiliza para conhecer a opinião dos colaboradores em relação ao compromisso e satisfação no local de trabalho. O inquérito inclui questões relacionadas com o ambiente de trabalho, liderança, desenvolvimento profissional e satisfação em geral no local de trabalho.
Por que é importante?
O Engage 2023 é importante porque fornece à organização informações valiosas sobre como os colaboradores percebem o local de trabalho e o seu nível de compromisso com a empresa. Essas informações podem ser utilizadas para identificar áreas de melhoria, promover mudanças positivas e fortalecer a relação entre a empresa e os colaboradores.
Quem gere o "Engage 2023 - Inquérito de Satisfação dos Colaboradores"?
O inquérito é gerido pela Workday Peakon, uma empresa externa especializada em inquéritos de compromisso.
Que tipo de perguntas estão incluídas no inquérito?
Os colaboradores receberão um conjunto de perguntas relacionadas com a cultura corporativa da Securitas, gestão de pessoas, direção da empresa, etc. Todos esses fatores têm um impacto direto no bem-estar e motivação dos trabalhadores. O inquérito ajudará as equipas de gestão a identificar as áreas-chave para melhorar a cultura da empresa e a eficácia das equipas.
As minhas respostas são confidenciais?
As respostas fornecidas no Engage 2023 são totalmente confidenciais. Para a Securitas é essencial que todos possam expressar as suas opiniões e ser ouvidos num espaço igualitário e seguro, para que os colaboradores se sintam confortáveis em levantar as questões que os preocupam.
Nenhum colega, chefe/responsável ou qualquer outra pessoa da organização poderá ver quem respondeu ou contribuiu com uma opinião. Em equipas mais pequenas, as respostas são agrupadas de forma a não ser possível identificar as pessoas que responderam. O feedback fornecido é, portanto, confidencial. Ao responder, a informação fornecida será armazenada, instantaneamente, na ferramenta. Os administradores e pessoas da organização que têm acesso à mesma poderão ver os resultados anónimos nos painéis de controlo, desde que estes cumpram os requisitos mínimos para serem visíveis. Desta forma, asseguramos que o inquérito é uma ferramenta eficaz para saber o que está a acontecer na nossa empresa, identificar os pontos fortes e visualizar os problemas que precisam de ser resolvidos.
Como devo interpretar a escala de 0-10 ao responder ao inquérito?
Responda da forma que lhe parecer mais adequada. A Peakon utiliza o NPS (Net Promoter Score) para ajudar a interpretar as pontuações, onde 0 = "De modo algum" e 10 = "Absolutamente". O extremo superior (mais próximo do 10) indica maior satisfação, enquanto o meio e o extremo inferior (mais próximo do 0) indicam menor satisfação ou insatisfação.
Posso alterar as respostas do meu inquérito?
Os colaboradores podem alterar as respostas do seu inquérito de três formas diferentes enquanto este estiver aberto. Após a data-limite para completar o inquérito, não será possível modificar as respostas:
- Utilizando a opção de reinício que aparece na parte inferior do e-mail ou mensagem de texto do inquérito. Ao abrir, cada colaborador encontrará um link personalizado para o inquérito que o redirecionará para o formulário que já foi preenchido. Caso não encontre esse e-mail ou mensagem, deverá entrar em contato com o administrador para recebê-lo. Na parte inferior da mensagem ou e-mail, encontrará a opção "Apagar as suas respostas", ao clicar poderá responder novamente.
- Acedendo novamente ao link do inquérito e utilizando a opção de reinício.
O colaborador deverá abrir o link personalizado que recebeu por e-mail ou mensagem de texto para poder modificar o formulário preenchido. Se não encontrar nenhuma das duas opções, deverá entrar em contato com o administrador.
A página aberta indicará que o inquérito foi concluído, portanto, deverá clicar em "eliminar as respostas existentes" e enviar novamente o inquérito para modificá-lo.
- Identificação através do link QR ou link geral. Se o colaborador não possui um endereço de e-mail ou número de telefone da empresa, e em vez disso preencheu o inquérito introduzindo pt+NIF e o seu apelido, deverá aceder novamente a esse link introduzindo os mesmos dados. Ao aceder à página, será indicado que o inquérito está concluído. Deverá clicar na opção "Eliminar as respostas existentes" e preencher novamente o inquérito.
Como altero o idioma do inquérito?
Pode alterar o idioma do inquérito abrindo o link do mesmo e clicando no menu suspenso de idiomas no canto superior esquerdo. Dessa forma, todas as perguntas serão alteradas automaticamente para o idioma selecionado. O idioma que selecionou será salvo como idioma padrão para futuros inquéritos.
Não recebi o inquérito; como posso aceder?
Em primeiro lugar, é recomendado verificar a caixa de entrada e a pasta de spam para garantir que o inquérito não foi redirecionado para outra pasta. Além disso, poderá aceder através da leitura do QR Code ou clicando no link geral, que será partilhado através dos canais internos. Ao entrar no inquérito, deverá introduzir ptNIF no campo “Número do Colaborador” e o seu apelido no campo “Nome próprio”.
Caso não consiga aceder, deverá entrar em contacto com: engage2023.SSIA@securitas.es
O que acontece se eu não souber responder a uma pergunta?
Se não puder responder (por exemplo, se não entender uma pergunta), poderá saltar a pergunta em vez de dar uma pontuação arbitrária. Pontuações aleatórias podem criar uma falsa impressão de como todo um grupo de pessoas se sente, então é melhor não responder. Caso queira responder a essa pergunta mais tarde, poderá cancelar a omissão clicando em "Cancelar omissão". Para cancelar a omissão de uma pergunta, basta clicar em "Pergunta anterior" no topo do inquérito ou utilizar a barra de perguntas à direita para voltar à pergunta e completá-la.
Quando é que os nossos gestores vão ver as respostas que eu fornecer?
As respostas são confidenciais. Os administradores e pessoas da organização que têm acesso ao inquérito poderão ver os resultados anónimos, instantaneamente, nos painéis de controlo, desde que cumpram os requisitos mínimos para serem visíveis. A ferramenta que utilizamos assegura a confidencialidade, de modo que ninguém com acesso poderá saber quem respondeu ao inquérito.
Como é que os resultados do inquérito serão utilizados?
Os resultados do inquérito serão utilizados para elaborar planos de ação que solucionem as áreas de preocupação identificadas, para reconhecer os nossos pontos fortes e comparar os resultados com os padrões do setor. Os resultados também serão usados para nos ajudar a tomar decisões sobre as nossas políticas de gestão de pessoas. Após a conclusão do inquérito, os resultados serão analisados e trabalharemos em planos de ação.
O que devo fazer em caso de ocorrências relacionadas com o preenchimento do inquérito?
Deve entrar em contacto com: engage2023.SSIA@securitas.es