Nome: Ricardo Loureiro
Função: Consultor de Segurança
Filial: Coimbra

1 – Há quanto tempo trabalha na Securitas?
Trabalho na Securitas há cerca de quatro anos, no entanto a minha ligação ao Grupo começa em 1998 como Vigilante de Central de Controlo, passando por empresas como Securitas II, S.A. e Securitas Systems, S.A.

2 – Como descreve as suas funções / responsabilidades?
Essencialmente, tenho como funções o acompanhamento comercial de Clientes actuais, tendo em vista um seguimento próximo, com um olhar especializado e focado nas necessidades de segurança destes. Basicamente, avalio vulnerabilidades e necessidades, desenhando e apresentado as melhores soluções que se adequam às instalações do Cliente, em termos de custo/benefício.

3 – Gosta do seu trabalho?
Sim, gosto muito do trabalho que realizo. Todos os dias deparo-me com situações diferentes e acabo por me envolver com a organização interna dos Clientes que visito. Sinto os problemas como se fossem meus, tentando encontrar as soluções que melhor se adequam ao problema identificado.
É gratificante verificar que as nossas acções tiveram reflexo na organização e operação dos nossos Clientes, e constatar que soluções discutidas e desenhadas em papel, ganham vida ao ajudaram empresas a crescer.

4 – Qual é o principal desafio das suas funções? O que aconselharia a quem quiser desempenhar as mesmas?
Na minha opinião, o maior desafio, tem a ver com a necessidade de conhecimento que cada um demonstra. Isto é, entendo que todos os dias temos que aprender algo de novo, de forma a mantermo-nos actualizados, indo de encontro às necessidades que o mercado exige, bem como procurar as soluções mais actuais e tecnológicas que se encontrem disponíveis. Isto exige pesquisa e consultas constantes, de forma a aparecer perante o Cliente como alguém credível e especialista na área da Segurança.