Securitas apoia Mata Nacional do Buçaco

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

A Securitas – Serviços e Tecnologia de Segurança, S.A. assinala a importância da Mata do Buçaco através da plantação de uma árvore como gesto simbólico de reabilitação de um dos patrimónios naturais mais importantes de Portugal. A cerimónia, agendada para o dia 12 de outubro, pelas 11horas, vai decorrer em plena área protegida, e conta com a presença de Jorge Couto, Administrador-Delegado da Securitas Portugal.

“Foi com enorme honra que recebi o convite para esta iniciativa. Como empresa de segurança, é para nós essencial defender os valores, os bens e o património natural. Apesar das catástrofes que aconteceram neste local, estou convicto de que a Fundação Nacional do Buçaco, juntamente com o contributo das empresas e dos cidadãos, conseguirá reabilitar esta floresta, candidata ao Património Mundial da UNESCO. Este acto simbólico é também a afirmação da nossa consciência para com os problemas ambientais e da nossa preocupação em garantir a sustentabilidade e a segurança do nosso património”, refere Jorge Couto, Administrador-Delegado da Securitas Portugal.

A iniciativa organizada pela Fundação Mata do Buçaco, a única com certificação de gestão florestal (FSC) em Portugal, pretende chamar à atenção para a importância do contributo das empresas para a manutenção de um dos patrimónios naturais mais relevantes do país. A plantação enquadra-se no projecto de reflorestação que a Fundação Mata do Buçaco tem vindo a desenvolver na referida Mata Nacional, que por sua vez é candidata à classificação de Património Mundial da UNESCO.

Em janeiro de 2013, uma parte importante da Mata Nacional do Buçaco foi destruída por um temporal (ciclone Gong), tendo existido no ano seguinte - quando já decorriam trabalhos para reabilitar o património arquitetónico e florestal - outro violento temporal (tempestade Stephanie), que fustigou ermidas, edifícios e árvores. Em Fevereiro deste ano ocorreu nova tormenta, que fez derrubar mais de 30 árvores, algumas delas centenárias e com enorme valor histórico.

O Grupo Securitas lidera o conhecimento no mercado de segurança privada. Emprega 330.000 Colaboradores e está presente em 53 países da América do Norte, Europa, América Latina, Ásia, Médio Oriente e África.